CERIMÔNIA MILITAR

Câmara Municipal de Parnamirim homenageia os 70 anos do Esquadrão Joker

Na ocasião também foram entregues placas comemorativas a militares do 2º/5º GAV para registrar a significativa data
Publicada em: 07/10/2023 11:24
Imprimir
Fonte: BANT, por Tenente Coronel Sergio
Edição: Agência Força Aérea

O Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) - Esquadrão Joker recebeu uma homenagem pelos seus 70 anos de criação, durante sessão solene na Câmara Municipal de Parnamirim, realizada dia 29/09. 

A cerimônia contou com a presença do Comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, do Major Brigadeiro do Ar Antônio Guilherme Teles Ribeiro, do Brigadeiro do Ar Cláudio Alves da Silva, do Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, e do Tenente-Coronel Ricardo Tavares Vieira, além dos Comandantes e Oficiais das Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT).

Durante a solenidade, um vídeo institucional foi exibido para homenagear o 70ª aniversário do Esquadrão Joker, e em seguida, o Comandante do 2º/5º GAV, Tenente-Coronel Vieira e o Major Aviador Daniel Vítor Alves de Oliveira também foram homenageados e receberam uma placa comemorativa para registrar a significativa data. Em seu discurso, o Tenente-Coronel Aviador Vieira comentou sobre a história do Esquadrão Joker e agradeceu, em nome de todos os homenageados, à Câmara Municipal de Parnamirim.

Ao término do evento, o Vereador Ítalo Siqueira parabenizou o Esquadrão. “Os 70 anos que comemoramos hoje não são apenas uma celebração do passado, mas também um compromisso renovado com o futuro. Parabéns ao Segundo Grupo por sete décadas de serviço exemplar. Que sua trajetória continue sendo um farol de excelência e honra para as futuras gerações”, finalizou. Por fim, para coroar as homenagens e os 70 anos do Esquadrão Joker foi entoado por todos o Hino do 2º/5º Grupo de Aviação.

Esquadrão Joker

O 2º/5º GAV, responsável pela formação de pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), é motivo incontestável de orgulho para Parnamirim. Ao longo de sete décadas, destacou-se pela excelência no treinamento de pilotos, desempenhando um papel fundamental na defesa aérea do País e inspirando todos os cidadãos de Parnamirim, que testemunham diariamente os pousos e decolagens dos vetores de caça.

Fotos: Soldado J. Martins / BANT